terça-feira, 20 de julho de 2010

Disco de óxido de titânio armazena até 25 terabytes

bluray1

É, querido leitor de NOVA TECNOLÓGICA, eu até que estava aguardando para o final deste ano de 2010 uma unidade de disco rígido (HD) com uns 15 Terabytes (15.000 GigaBytes); mas para dar um salto de 25 Tera? Confesso que me surpreendi! Podem de chamar de louco, mas o fato é que eu amo tecnologia, eu amo gadgets, e também amo a Deus que deu ao homem a capacidade de “criar” os mais variados objetos, para os mais variados fins e dos mais diversos materiais. É surpreendente! mas vamos a notícia:

Uma equipe de pesquisadores japoneses criaram um material que pode ser utilizado para criar discos de armazenamento de custo baixo que podem armazenar até 25 terabytes de dados!

O material – descrito como uma nova forma de cristal de óxido de titânio – pode mudar de metal para semicondutor e vice-versa quando exposto à luz.

“Uma material que muda de acordo com a luz pode ser usado em aparelhos de armazenamento, já que as cores refletem luz diferentemente para armazenar diferentes informações. (Portanto isto é) bastante promissor como um material para a próxima geração de dispositivos de armazenamento”, disse Shin-ichi Ohkoshi, professor de química da Universidade de Tóquio.

“O preço de mercado do óxido de titânio é praticamente um centésimo dos elementos raros usados em discos Blu-ray e DVDs regraváveis (germânio, antimônio, telúrio). (Então) você não precisa se preocupar em procurar metais raros. Óxido de titânio é barato e seguro, além de já ser usado em vários produtos, variando de pó facial até tinta branca”.

Ohkoshi ainda afirmou que ele planeja iniciar conversas com companhias privadas a respeito da potencial comercialização do material.

(Via TGDaily)

Nenhum comentário:

Postar um comentário